Móveis planejados em ambientes úmidos: saiba o que cuidar!

Na hora de elaborar os móveis planejados de uma casa, é preciso ter alguns cuidados. Principalmente, quando se fala em ambientes úmidos, como é o caso dos banheiros. Embora seja mais comum nesse local devido à umidade do chuveiro, outros cômodos também podem apresentar essa característica. Por isso, é necessário estar atento aos detalhes. Veja mais dicas a seguir!

De olho na funcionalidade

Antes de mais nada, é ideal estar atento à funcionalidade do ambiente. Como são espaços bastante utilizados no dia a dia, o layout e a disposição dos móveis são essenciais. Uma das dicas é preservar a circulação, sem que o mobiliário atrapalhe nessa dinâmica. Além disso, as bancadas são fundamentais para a praticidade na execução das tarefas. Assim, opte por bancadas de pedra, que são as mais comuns devido à resistência que oferecem.

Na cozinha, uma bancada espaçosa é ideal para preparar alimentos e organizar utensílios e panelas enquanto cozinha. Já na lavanderia, ter uma bancada perto da máquina de lavar roupas e do tanque permite acomodar roupas e produtos de limpeza. E o mesmo vale para o banheiro, já que sobre a bancada é possível deixar produtos de uso pessoal e outros itens utilizados com frequência.

Materiais resistentes à umidade

Mas o principal cuidado que você precisa ter na hora de definir os móveis planejados de cada ambiente é referente ao material. Afinal, por se tratar de áreas molhadas, é essencial utilizar um material resistente à umidade. Embora seja comum pensar que não se pode utilizar MDF no banheiro e na lavanderia, por exemplo, a verdade é que sim, você pode usar.

O MDF é a abreviação de Medium Density Fiberboard, que, em português significa Painel de Fibra de Densidade Média. É um material feito a partir da madeira e, atualmente, existe uma versão própria para uso em ambientes úmidos. Trata-se do MDF Ultra, especialmente desenvolvido para suportar a umidade gerada nesses locais. Assim, diferente do convencional, o MDF Ultra pode ser implementado nos móveis planejados do banheiro, da lavanderia ou da cozinha, evitando que a umidade cause danos e prejudique a vida útil do mobiliário.

MDF Ultra é ideal para móveis planejados em ambiente úmidos

Por ser resistente à umidade, o MDF Ultra é ideal para ambientes que precisam desse cuidado. Além disso, sua baixa densidade o torna um material extremamente leve, trazendo benefícios para o cliente. Na HR Móveis, o MDF Ultra é encontrado com acabamento branco e interior verde na espessura de 15 milímetros.

Se você busca qualidade, resistência e durabilidade em seus projetos, conheça o portfólio da HR Móveis e surpreenda-se. Entre em contato e saiba mais!

Rolar para cima