Cozinhas sob medida: dicas para um projeto versátil e atemporal

Quando se pensa no projeto de interiores, alguns ambientes parecem ser os queridinhos. E a cozinha é um deles. Considerada o coração da casa, é nela que a família se reúne e memórias são construídas. Cenário de momentos inesquecíveis e do simples cotidiano, esse espaço merece uma composição especial. Aliás, existem estilos, tendências e materiais que figuram entre os mais desejados pelos clientes. Por isso, que tal conferir nossas inspirações para cozinhas sob medida e surpreender nos seus próximos projetos?

Funcionalidade é imprescindível

A funcionalidade é um aspecto primordial na hora de projetar uma cozinha. Afinal, esse ambiente é utilizado por toda a família e diferentes atividades são realizadas nele. Seja para o preparo dos alimentos, hora da refeição e até mesmo para um bate-papo informal, nela tudo acontece. Por isso, o layout deve atender às necessidades dos moradores, com soluções práticas para simplificar a rotina.

Um detalhe essencial é a altura das bancadas. Em geral, elas devem ficar entre 86 cm e 93 cm. Essa é uma medida padrão, que atende à estatura média dos brasileiros. No entanto, pode variar conforme o pedido dos clientes ou mesmo a análise do profissional. O importante é adaptar o projeto dos móveis sob medida de acordo com as características dos moradores.

Falando em bancadas, elas estão entre os principais pedidos na hora de compor a cozinha. Afinal, são práticas e versáteis, servem como apoio para alimentos, louças e até mesmo para lanches e refeições. Então, quanto mais área útil, melhor. Além disso, a quantidade de armários e gavetas é outro detalhe importante. O mobiliário deve ter espaço suficiente para armazenar todos os itens, proporcionando mais organização e praticidade no dia a dia.

Quais as tendências para cozinhas sob medida?

O universo da decoração está sempre se atualizando, com tendências que despontam em todo o mundo. Hoje, existem materiais e acabamentos que transmitem um visual moderno para o ambiente, sem deixar a atemporalidade de lado. Aliás, espaços atemporais são requisitados, visto que a cozinha sob medida é feita para acompanhar a família por muitos anos. Assim, é possível pensar em soluções especiais para surpreender na composição e garantir um design diferenciado para o ambiente.

Visual contemporâneo

Quando a intenção é trabalhar a contemporaneidade na cozinha sob medida, as linhas retas e os tons neutros são essenciais. Eles ajudam a transmitir uma ideia de leveza e são extremamente atemporais. Dessa forma, a funcionalidade também é trabalhada e o ambiente se torna prático para o dia a dia. Agora, é possível utilizar detalhes para agregar beleza e fugir do comum. E esse é o caso do metalon, que vem sendo cada vez mais empregado nos projetos de interiores.

Esse material garante um toque moderno e, conforme a aplicação, pode se transformar no protagonista da composição. Em geral, ele é utilizado nas estruturas de prateleiras, nichos e também serve como base para mesas e bancadas. Quando aplicado junto a texturas naturais, como o amadeirado, proporciona um contraste interessante que remete ao estilo industrial.

Um toque sofisticado

Para uma cozinha elegante, a paleta de cores é uma grande aliada. Normalmente, os tons sóbrios são utilizados a fim de criar uma base neutra para receber elementos de destaque. Nesse caso, os móveis planejados podem aliar acabamentos discretos, alto brilho e até mesmo portas de vidro ou espelhadas. Nos detalhes, investir em padrões que remetem à sofisticação é uma alternativa interessante.

Um dos padrões mais utilizados na HR, é o Vulcano, tem efeito marmorizado e agrega requinte no ambiente. Com tons claros e veios inspirados no mármore, ele transmite leveza, delicadeza e bom gosto para a composição. Devido à composição que transita entre branco e cinza, pode ser combinado a diferentes tonalidades. E com a iluminação adequada, sua aparência ganha ainda mais beleza e proporciona charme extra ao ambiente.

Escolhas criativas

Além das soluções acima, é possível investir em ideais mais criativas para os móveis da cozinha. Um estilo que está em alta é o provençal, com padrões que garantem toda a exclusividade para os móveis planejados. A partir das portas e gavetas com trabalhados especiais, o toque delicado e charmoso é inserido no ambiente. Para evidenciar o projeto, é possível investir em puxadores diferenciados, como os metalizados, que se sobressaem na decoração.

No caso de projetos mais ousados, as cores podem ser utilizadas como protagonistas no mobiliário. Então, se a ideia é fugir do tradicional, pode-se pensar em um projeto com tonalidades diferenciadas nos móveis e tons neutros em revestimentos e no restante da composição. Assim, o resultado será um ambiente personalizado, criativo e, ainda assim, atemporal.

E então, o que você achou das nossas dicas? Se você está em busca de soluções personalizadas para móveis sob medida, conheça o portfólio da HR Móveis e surpreenda-se. Entre em contato e saiba mais!

Rolar para cima